segunda-feira, 29 de Abril de 2024  11:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-11-2006

Organizada por 182 Bancos Alimentares Contra a Fome


Campanha recolheu 1509 toneladas de alimentos no fim-de-semana

O Banco Alimentar contra a Fome angariou no último fim-de-semana 1.509 toneladas de alimentos em 669 superfícies comerciais no âmbito da segunda fase da campanha anual de recolha de alimentos, em que participaram 14 mil voluntários.

O Banco Alimentar contra a Fome refere, em comunicado, que as 1.509 toneladas de alimentos, recolhidas em superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, S . Miguel e Caldas da Rainha/Óbidos, representam um acréscimo de 2 por cento em relação à campanha de recolha de Novembro de 2005.

A campanha, que decorreu sob o lema "Ao longo de todo o ano o Banco Alimentar ajuda a pôr um prato na mesa de quem mais precisa.

Dias 25 e 26 Novembro, ajude você também", aconteceu em simultâneo com campanhas organizadas por 182 Bancos Alimentares Contra a Fome em actividade por toda a Europa.

Os alimentos recolhidos serão distribuídos a mais de 219 mil pessoas carenciadas por 1.380 instituições de solidariedade social.

Segundo o Banco Alimentar Contra a Fome, a campanha "suscitou uma enorm e adesão do público e dos voluntários", um total de 14 mil, que durante o fim-de -semana foram responsáveis pela recolha, transporte, pesagem e separação dos alimentos doados.

Durante a campanha, foi instituída uma nova modalidade de recolha de alimentos destinada a estabelecimentos de menor dimensão onde "por razões de espaço é difícil a presença de voluntários".

Designada "Ajuda-Vale", a iniciativa prolonga-se até 03 de Dezembro em todas as lojas das cadeias Jumbo/Pão de Açúcar, Pingo Doce, Feira Nova, Dia/Mini preço e Lidl, e prevê que a logística seja assegurada pelo próprio estabelecimento.

O Banco Alimentar contra a Fome recolhe e distribui alimentos ao longo do ano e para além das campanhas, organizadas duas vezes por ano nas grandes superfícies comerciais, recebe doações regulares de empresas, correspondendo, em regra, a excedentes de produção dos sectores agrícola, industrial e comercial ligados ao ramo alimentar.

Em 2005, os dez Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais em Portug al distribuíram um total de 17 704 toneladas de alimentos (equivalentes a um val or global estimado superior a 25,1 milhões de euros).

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal foi criado em 1992 , seguindo o modelo dos "Food Banks" norte-americanos, à altura já implantados na Europa, em França e na Bélgica.

Estão actualmente em actividade no território nacional 11 Bancos Alimentares congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas.

Existem actualmente 180 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2005 distribuíram 215 300 toneladas de produtos a 3,8 milhões de pessoas, através de 22 000 associações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®